nas aventuras do maclin / prólogo lado B / by Hugo Inglez

/ bate-volta para: Praia da Ribeira da Cavala (Sesimbra - Portugal) e Praia do Portinho (Parque da Arrábida, entre Sesimbra e Setúbal - Portugal) 

// transporte: Romeu, o Alfa Romeo Seguro

/// tempo de role: sai de manhãzinha, volta almoçado depois do pôr do sol

//// squad: Hugo quem me viu mentiu, Bruninha "Fala-na-Lata" Quintans

///// guia: Marcello "Maclin" Campos

vocês vão me ver usar bastante o adjetivo 'maclin' 2018 em diante. não é um adjetivo real, apenas o apelido que eu quero sequestrar do senhor Marcello Campos e reaplicar no sentido de produções de nível ninja. uma produção maclin.

vou repetir por longos anos e convencer pessoas próximas a usarem. e mentir para outras que é uma gíria usadíssima no Rio. ou usadíssima em Lisboa. nos Açores, para onde eu nunca fui. até sair do controle. uma campanha linguística estratégica, sem sentido e sem futuro, só para talvez daqui a alguns anos estar presente numa resenha em que o maclin tenta explicar a algum jovem que ele é o maclin original.

quer acabar com o tédio da vida de vez? entra nesses mirabolantes planos estúpidos com você mesmo que depois de anos vão gerar uma satisfação tão cotidiana que invisível.

faz Tudo para ganhar um detalhe.

e aproveita esse instante como se fosse uma tâmara da porra da Fazenda da Alegria.

um plano menos estúpido que acabamos fechando sem querer e sem saber ao final de 2017 foi o das Aventuras de Maclin. uma ideia antiga de blog do senhor Marcello que com esse texto eu estou botando na fogueira para começar. porque o maclin conhece cada cantinho de Portugal, escreve bem como filho de redator deveria, e agora ele tem uma câmera (a minha).       

ribeira-da-cavala_hugoinglez-1008238.jpg
ribeira-da-cavala_hugoinglez-1008241.jpg
ribeira-da-cavala_hugoinglez-1008242.jpg
ribeira-da-cavala_hugoinglez-1008249.jpg
ribeira-da-cavala_hugoinglez-1008251.jpg
ribeira-da-cavala_hugoinglez-1008270.jpg

a Pati foi para o Rio final de ano e deixou Romeuzinho na do Maclin. Romeu é um Alfa Romeo Seguro. fica sem o cinto de segurança para ver como o bichinho protesta. calma Romeu. partiu levar a Bruninha para consertar o telemóvel novo.

a manhã já tinha sido merecida pela fresta da janela do meu quarto, ao acordar. chuva, luminosidade naquele cinza chumbo com highlights estourados num branco-fica-na-cama-ou-vou-te-furar-uzóio. e o som de 1 zilhão de gotas.

se eu levantar o sol vai abrir quando a gente chegar lá. se eu levantar o sol abre. rola a metade superior do teu corpo para fora da cama e espera ficar desconfortável ao ponto de você precisar descobrir a metade inferior.

e não é que o danado do sol abriu? bem ao final da trilha descendo para a praia da Ribeira da Cavala. Bruninha ficou com o Romeu, dormindo na sombra. a trilha seria dura demais para a noite anterior dela.

camisa e pé na areia em pleno inverno português. calor e helicóptero na face, fazendo um contra o ventinho agradável. ê praia da Barra. terminar o ano contigo. 

suadeirazinha subindo a trilha, que na verdade atravessamos e fomos parar lá em cima do morro. vários pneus de caminhão deslocados na paisagem. me deu vontade de escrever sobre eles. maclin começa a uivar. parece uivo de filhote de lobo com viralata. uivo de flamenguista. de volta a trilha. acordar Bruninha. partiu almoçar na Arrábida.

ribeira-da-cavala_hugoinglez-1008279.jpg
ribeira-da-cavala_hugoinglez-1008281.jpg
ribeira-da-cavala_hugoinglez-1008283.jpg
ribeira-da-cavala_hugoinglez-1008305.jpg
ribeira-da-cavala_hugoinglez-1008314.jpg
ribeira-da-cavala_hugoinglez-1008310.jpg
ribeira-da-cavala_hugoinglez-1008313.jpg
ribeira-da-cavala_hugoinglez-1008316.jpg
ribeira-da-cavala_hugoinglez-1008328.jpg
ribeira-da-cavala_hugoinglez-1008332.jpg

almoçamos peixe grelhado maravilhoso e fomos levemente passados para trás no restaurante O Farol - o prato de peixe vem com uma só guarnição, as batatas. as outras que o tiozinho põe na mesa são isca para você confundir e pagar mais. fica a dica jovem.

mas o ponto alto foi antes, na praia, o casal mergulhando na água fria depois de descer o filho na cadeira de rodas até a areia. vamos oferecer ajuda maclin?

'sei lá cara, parece ser uma coisa de família'.

e era mesmo. era uma vitória deles. se lembra dos planos mirabolantes com resultados cotidianos invisíveis? eles podem ser estúpidos como o do adjetivo maclin, ou podem ser a essência do melhor dentro do ser humano. 

'vamos descer a cadeira de roda por essas pedras e depois levar para a areia, assim ele fica perto enquanto a gente mergulhando'.

claro ou óbvio?

ribeira-da-cavala_hugoinglez-1008348.jpg
ribeira-da-cavala_hugoinglez-1008334.jpg
ribeira-da-cavala_hugoinglez-1008349.jpg
ribeira-da-cavala_hugoinglez-1008359.jpg
ribeira-da-cavala_hugoinglez-1008338.jpg
ribeira-da-cavala_hugoinglez-1008336.jpg

essa foi a última viagem de 2017, e já voltamos para a estrada em 2018 para outro bate-volta. vou continuar publicando esse material, o lado B das Aventuras de Maclin, enquanto o nosso guia não toma o volante do lado A para a gente formar aquele baile de corredor bonito e saudável.

ribeira-da-cavala_hugoinglez-1008325.jpg

crônica e fotografia / Hugo Inglez